quinta-feira, 17 de setembro de 2009

That's 80's show !

É incrível como as oportunidades aparecem nos momentos em que menos esperamos. Hoje passei o dia pensando no que postar (não queria dizer sobre meu dia chato, isso aqui não é pra isso) sem obter êxito. Cheguei em casa, liguei o computador e de repente a resposta estava ali ,na minha frente, na página do youtube bem abaixo dos vídeos recomendados.





Tá. Mas no que o vídeo de um andrógino, rebolante me inspirou? Bem, na verdade esse cara aí é o Adam Ant, líder da banda Adam and the Ants que estourou no cenário pop internacional dos anos 80. Eu aposto que você nunca tinha ouvido falar nele, ou se já ouviu não fez muita diferença na sua vida. Pois pra mim abriu uma nova tese sobre a música nessa década tão cafona.
Quando vi Adam rebolando nas telas de Tv do Hard Rock café, dei um gole na cerveja e percebi que ele faz parte do Hall dos ilustres desconhecidos do 80’s pop. Enquanto aqui no Brasil o Rock nacional lançava nomes como Cazuza, Paralamas do Sucesso, Blitz e titãs o som internacional era quase deixado de lado, principalmente o pop. Exceto, é claro, os super famosos que eram conhecidos até pelos monges confinados das montanhas tibetanas: Michael Jackson com seu imortal Thriller e Madona enlouquecendo meninas com Like a Virgin. A música importada era basicamente Guns’n’roses, The smiths, The Clash, Iron Maiden...
O Rock in rio trouxe o som pesado das guitarras e vaiou o DeeLite ao cantar seu single eletrônico ‘Groove is in the heart’. Mal sabiam eles que estavam a frente de seu tempo, e que sua música faria sucesso nos dias atuais. Outro cantor que passaria tranquilamente como uma adaptação eletrônica de um DJ qualquer é o Prince. A música When Doves Cry, faria lady Gaga e Britney chorarem juntas de tanta inveja, não só do som mas também de seu look super afeminado. Ainda no hall dos andróginos, não poderia esquecer a minha diva (que não é só minha, mas tbm a da minha mãe) Boy George. O líder glamuroso da banda Cuture Club já fez muita gente dançar, e lançou moda com seu batom vermelho sangue e sombra fluorescente. O clipe de Karma Kameleon, pra mim uma de suas melhores músicas, faz jus ao estilo dos vídeos da época. Ainda temos vários cantores como Cindy Lauper ( e sua voz de ratinho), Lionel Richie ( All nigth Long ), Fine Young Cannibals, etc...
O cenário do pop internacional da década de 80 é muito rico e diversificado. Existe uma infinita série de artistas que com sua batida eletrônica primitiva deram inicio ao que temos hoje, sendo até mais apreciados nos dias atuais. Uma prova do que acabei de dizer é que a música desse vídeo postado aí em cima está na trilha sonora do filme Zohan – O agente bom de corte, lançado no Brasil em 2008 e estrelado por Adam Sandler.


PS: fica aí do lado o meu TOP 10 do pop internacional ;D

2 comentários:

  1. Meu deus como é viciada em anos 80.
    Não tenho como concordar com vc pois não conheço muito dos anos 80 (só a bela parte do ska 2 tone), porém o que não pode esquecer é que tudo isso que vc citou é mainstream. Muita coisa boa rolava por trás disso tudo, tanto no Brasil quanto no mundo afora. Exemplo é o Ramones (yeah!) que continuaria com o sucesso que obteve nos anos 70.

    falei demais!

    ResponderExcluir